5 dicas para criar um site e atingir resultados
1 - Registro de domínio
Você sabe o que é um domínio? Se sua resposta foi “não”, vamos te explicar o que é.
Domínio é o que fica na barra de pesquisa, por exemplo: www.google.com, sendo que você vai colocar o nome do seu negócio.
Essa será a identidade dele, ou seja, como ele vai ser conhecido. Por isso, escolha com cautela o nome para seu domínio.
Existem várias terminações que você pode usar no seu domínio, porém as mais recomendadas e procuradas pelos usuários são .com e com.br
É importante que, ao criar um site, você compre o domínio ao invés de usar plataformas gratuitas.
Quando você utiliza terminações das plataformas gratuitas, como Wordpress.com, blogspot.com e outros, o site não fica com aparência profissional e você pode perder todos os seus esforços de SEO visto que você não tem controle do domínio.
Para escolha do seu domínio, há algumas considerações relevantes como:
Disponibilidade: é importante porque muitos já estão registrados. A forma ideal para a escolha de um domínio é ser específico, que seja incomum e que represente a marca.
Fácil e simples: é necessário que o nome do site seja fácil de entender. De modo que, ao ouvi-lo, uma pessoa seja capaz de digitá-lo.
Pequeno: é fundamental que o domínio seja pequeno, de preferência utilize 2 palavras.
Dessa forma, fica mais fácil começar o SEO (Search Engine Optimization) para melhor otimização das buscas.
2 - Serviço de hospedagem
Hospedagem é o local de armazenamento, onde seu site fica disponível para visitas. Os sites que trabalham com este tipo de serviço, possuem planos simples e personalizados.
A forma mais econômica é seu domínio e hospedagem ficarem na mesma empresa.
Os planos mais comuns para hospedagem são:
Compartilhamento de hospedagem: você hospeda o domínio do seu site com outros sites. Cada um tem espaço limitado e, com isso, o desempenho é menor.
Hospedagem dedicada: o site fica com todo o servidor. O custo é elevado, mas oferece segurança para seu site e um alto número de acessos.
Servidor Virtual Privativo: conhecida como VPS, neste modelo de hospedagem há compartilhamento de serviço mas se aproxima de uma hospedagem dedicada.
Para escolher um servidor, analise o que é mais benéfico para seu negócio.
3 - Escolha do CMS
CMS significa “Sistema de gerenciamento de conteúdo”. Ele pode aumentar a produtividade de todo o seu negócio de modo mais intuitivo e simples.
Algumas alterações que você pode realizar são:
Fazer correções e alterações em conteúdos;
Reposicionar itens do menu;
Fazer alterações na meta e títulos de página;
Há diversos CMS’s gratuitos e pagos no mercado, para diferentes modelos de negócio. O mais conhecido e amplamente usado é o WordPress.
4 - Templates e layout
Template é uma apresentação visual do seu site. Um template simples e elegante que demostre profissionalismo, é uma opção adequada na hora da criação do site.
O template do site é a forma como será apresentado os elementos da página, como: blocos, linhas, fotos, vídeos, cores, áudios e textos.
5 – Responsividade
Um site responsivo se adapta a qualquer dispositivo, tornando a navegação acessível e levando ao usuário uma experiencia satisfatória. Ter um site responsivo é uma característica muito importante para:
Navegar com facilidade;
Se adaptar a dispositivos diferentes;
Quantidade maior de acesso;
Ter design único em todos os tamanhos e plataformas;
Ter praticidade em manutenção nos conteúdos;
Não ter a necessidade de criar um site em versão mobile (o que gera menos custos).
Se o seu site for responsivo, você terá mais facilidade de gerenciar e trabalhar. Dessa forma, você não vai precisar fazer modificações especificas para outros dispositivos.
Assim, as métricas estarão unificadas e vai ser mais facil mensurar resultados.
Quando criar um site, fique atendo a esses detalhes e tenha certeza você já vai começar com o pé direito.
Se você gostou das dicas desse conteúdo e conhece alguém que também pretende criar um site, compartilhe este material.